Selagem capilar: o que é e o passo a passo

Tempo de leitura: 8 minutos

Para quem quer manter o cabelo saudável, existem tantos tratamentos diferentes que às vezes ficamos até um pouco confusos na hora de escolher, da selagem capilar à cauterização, da nutrição à reconstrução, muitos são os nomes para isso.

Todo mundo quer que seu cabelo fique mais saudável, não é? Por isso, investimos cada vez mais em produtos para tratamento em casa ou no salão. É comum que o tratamento mais procurado seja a hidratação por ser o mais procurado.

No entanto, embora a hidratação seja na verdade um tratamento extremamente eficaz para restaurar a saúde do cabelo, ela não pode, por si só, fornecer todos os nutrientes, proteínas e vitaminas de que o cabelo precisa para permanecer forte.

Alguns tratamentos também podem modificar a estrutura do cabelo, como alisamento, coloração ou permanente. No entanto, outros estão trabalhando para resolver alguns dos problemas mais comuns do cabelo. Você pode nos dizer qual tipo de selo capilar é adequado?

Se você nunca ouviu falar desse tratamento, não se preocupe, pois já ajudamos você. Neste artigo, apresentaremos todas as informações que você precisa saber para entender melhor a vedação capilar. Portanto, você saberá se este é o melhor tratamento para seus cabelos.

É absolutamente normal confundir os diferentes tipos de cuidados com os cabelos que existem, porque como já foi dito, são muitos. Portanto, antes de qualquer tratamento, você deve entender qual fio é mais adequado para suas necessidades, o que garantirá o resultado desejado.

A selagem capilar será a solução ideal para quem deseja eliminar o frizz e diminuir o volume dos cabelos. Você está pronto para aprender tudo sobre este poderoso método de tratamento?

Entenda o que é selagem capilar

Claro, temos tratamentos que ajudam a saúde do cabelo em casa, e esses tratamentos devem continuar. No entanto, às vezes os cuidados domiciliares por si só podem não ser suficientes para restaurar o cabelo.

Às vezes, parece que nosso cabelo precisa de alguns cuidados profundos. Esses tratamentos podem ajudar a restaurar a saúde do cabelo e minimizar os efeitos de fatores externos que são prejudiciais às fibras capilares (como luz solar, poluição e vento).

Isso porque os efeitos desses fatores externos vão consumir nossos cabelos, portanto, os tratamentos caseiros não são tão eficazes quanto desejamos. Portanto, o selamento capilar será um tratamento ideal para pessoas que precisam restaurar seus cabelos.

Com esse tratamento profundo, é possível remover a parte seca dos fios , restaurar sua saúde, além de reduzir a ocorrência de problemas como quebra e queda dos fios, além do aparecimento de rachaduras e cachos, deixando os cabelos mais bonitos e ajudando a aumentar seu brilho.

Quando a selagem é indicada?

Se o seu cabelo estiver muito danificado, pode ser que você já esteja procurando um tratamento que o ajudará a restaurar a saúde do seu cabelo. Isso é especialmente verdadeiro para cabelos que costumam ser submetidos a procedimentos químicos.

Sabemos que é necessário fazer hidratação toda semana, e métodos de tratamento ainda mais rigorosos, como o cronograma capilar, que é um cuidado rotineiro que inclui hidratação, nutrição e reconstrução capilar. Mas às vezes, a hidratação por si só não é suficiente para restaurar o cabelo severamente danificado. Neste caso, é necessário tratamento adicional.

A selagem capilar é um tratamento em si, com foco na reconstrução dos fios, repondo a queratina e outros nutrientes. Todos os tipos de cabelos (lisos, ondulados, cacheados ou cacheados) podem ser tingidos. Envolve a aplicação de produtos de reconstrução e queratina líquida nos fios, utilizando pranchas de madeira para promover a penetração dos ativos e selar a cutícula.

Este método pode ser usado para tratar cabelos danificados por processos químicos repetidos (como alisamento e tingimento) ou o uso constante de ferramentas de aquecimento (como chapinha e barbilis). Nesse sentido, a selagem por calor não altera a estrutura dos cabelos, apenas deixa os cabelos mais saudáveis, além de reduzir o crespo, pode deixar os cabelos mais brilhantes e macios. Portanto, quem não quer perder seus cachos e ondas naturais pode fazê-lo sem medo.

A selagem tem só uma finalidade?

Existem muitos tipos e quantidades de produtos usados ​​para a vedação capilar. Esses ingredientes às vezes contêm características que ajudam a alterar a estrutura dos fios, tornando-os macios.

Nesse caso, mesmo que o produto utilizado contenha princípios ativos com propriedades nutritivas e tenha um aroma mais suave em comparação a uma escova progressiva, pode ser considerado um cabelo liso.

Portanto, muita atenção deve ser dada na escolha dos produtos para tratamento. Se você não deseja usar um efeito de alisamento, procure produtos que não contenham ingredientes de alisamento.

Se você deseja realizar a selagem capilar em um salão de beleza, lembre-se de ser muito claro sobre o efeito esperado, tratamento ou efeito de correção a ser alcançado.

Selagem como reconstrução: como fazer selagem passo a passo

Agora que você entende o que é a vedação capilar e sabe que ela traz muitos benefícios para a saúde de seus cabelos, provavelmente deve considerar que é hora de marcar sua próxima visita a um salão de beleza.

É claro que fazer esse tratamento em um salão de beleza pode trazer muitos benefícios aos seus cabelos, mas não significa que essa seja a única maneira de obter resultados satisfatórios. Vamos te ensinar como selar o capilar em casa para reconstruir seu cabelo. vamos?

Para selar em casa, você precisará dos seguintes produtos e acessórios: shampoo anti-residuo, máscara de reconstituição capilar, queratina líquida, protetor térmico, selante ou condicionador de cutícula capilar, escova, dessecante e alisador.

É importante escolher o produto certo para o tipo de cabelo e o resultado desejado, para que você não tenha surpresas desagradáveis. Pesquise diferentes tipos de produtos de vedação capilar e, em seguida, escolha o produto de sua preferência.

Passo a passo

  1. Lave os cabelos com shampoo anti-residual e massageie o couro cabeludo.

2. Use uma toalha para secar o excesso de água e use a secadora em temperatura média. O cabelo não precisa estar completamente seco.

3. Misture a máscara de reconstrução (suficiente para cabelos) com queratina (5 ml para cabelos curtos, 10 ml para cabelos médios e 15 ml para cabelos longos). Aplique um por um.

4. Aplique um pouco de protetor de calor e seque o cabelo completamente (isso levará algum tempo devido ao uso de uma máscara).

5. Cada fio torcido passa pela chapinha aproximadamente 5 vezes.

6. Depois de esfriar, enxágue o cabelo com água fria e remova a máscara inteira.

7. Aplique o selante ou condicionador de cutícula e deixe agir por 10 a 15 minutos.

8. Enxágue e organize, lembre-se de usar protetor térmico antes da secadora e chapinha. Se desejar, você pode deixar seu cabelo secar naturalmente.

Para cabelos severamente danificados, esse processo pode ser feito uma vez por mês ou a cada 15 dias. Lembre-se de incluir a vedação no plano capilar.

Selagem como alisamento: diferenciais para progressiva

Mas o que fazer quando o selo capilar tenta alisar o cabelo de alguma forma? Como distingui-lo do tratamento progressivo?

A confusão geralmente é causada pela não compreensão das principais diferenças entre um tratamento e outro. Portanto, para entender como distinguir entre capilares e selos progressivos, é importante entender o objetivo principal de cada tratamento e seu efeito no cabelo.

Conforme explicamos, no que se refere ao tratamento, a selagem capilar não altera a forma natural dos cabelos. Já a escovação progressiva é um programa para quem deseja endireitar e modificar a estrutura do fio. Seu efeito dura de 3 a 5 meses e as raízes devem ser tocadas para manter a textura uniforme.

Para explicar brevemente, o produto da estrutura de arame que é usado para abrir gradualmente pode ser reorganizado por chapinha e formar uma película fina, que pode manter um efeito liso mesmo após a limpeza. Alguns produtos no mercado utilizam o termo selo capilar, mas são uma escova progressiva que promove o alisamento de longa duração.

Se o objetivo for suave, deve-se entender a composição e a finalidade do produto em questão. Em caso de dúvida, encontre um cabeleireiro de sua confiança. A dica é procurar produtos que não contenham formaldeído e outras substâncias (como o ácido glioxílico). É muito adequado utilizar apenas produtos registrados no nível 2 da Anvisa.

Enfim, a selagem deixa o cabelo liso?

Como vimos, a selagem é um tratamento que fortalece os cabelos danificados e extremamente secos e nutre profundamente. Deve-se notar, pois a escova progressiva usa esse conceito. A chave é analisar cuidadosamente o produto adquirido para garantir que o objetivo seja alcançado.

A selagem capilar trará excelentes resultados aos seus cabelos. Tente fazer uma análise completa do seu tipo de fio para poder adquirir produtos adequados ao seu cabelo.

Combine a selagem capilar com tratamentos como hidratação e nutrição. Isso aumentará ainda mais o brilho do arnês e garantirá que o frizz e as pontas duplas sejam removidas da trava.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *